Alemanha - Muito além da boa cerveja

Alemanha - Muito além da boa cerveja

Que a Alemanha é o país ideal para quem curte uma boa cerveja, todo mundo já sabe; afinal, as canecas de litros dessa bebida são tão comuns por lá quanto são famosas em todo o mundo. Essa fama surgiu a partir da valorização dos próprios alemães sobre a sua rica cultura e pela divulgação de diversos produtos culturais ambientados no país. Mas a Alemanha via muito além de salsichões assados e uma boa cerveja servida em canecas de litros. O país abriga vastas regiões naturais e passeios belíssimos, um cenário cultural próprio e é palco para diversas áreas das artes como a arquitetura e o grafite.


Apesar de ser um país relativamente novo, sendo unificado a um pouco mais de 100 anos atrás, a Alemanha tornou-se uma figura central na história da Europa no último século e continua sendo imponente no cenário econômico mundial. Porém, o país não abriga só grandes empresas e um IDH elevadíssimo. Os alemães se orgulham muito, por exemplo, de suas expressões artísticas, principalmente na capital Berlim, onde vários nomes da arquitetura contemporânea possuem trabalhos, embelezando regiões como o centro financeiro de Berlim e apresentando construções que se distinguem do que é mainstream pelo resto do globo. Foi na cidade onde fundou-se, no início do Século XX, a Escola de Arquitetura Bauhaus, que representou um importante estilo de arquitetura e design que dominou o mundo durante muitos anos. Hoje a região é um museu denominado Bauhaus Archiv e pode ser visitado em diversos horários. De obras mais modernas ainda se encontram o Reichstag, prédio em formato de cúpula de vidro que abriga o parlamento alemão, e o Neue Nationalgalerie, uma galeria artística do renomado arquiteto alemão Mies van der Rohe. Mas se a sua intenção é de conhecer o que há de clássico na arquitetura alemã, os Portões de Brandemburgo e a Igreja de São Nicolau estão sempre à disposição. A cidade ainda conta com diversas obras artísticas expostas a céu aberto e grafites/murais de artistas como Blu e Banksy, tudo de graça.

A capital não é o único palco de beleza alemã já que o interior do país está repleto de cenários lindíssimos que mesclam o trabalho de milênios da mãe natureza com construções humanas impressionantes. Um ótimo exemplo disso é o Palácio/Castelo de Neuschwanstein, na região de Hohenschwangau. O castelo é um dos pontos turísticos mais visitados do interior alemão e foi fonte inspiradora para a Disney contemplar o castelo da Bela Adormecida (inclusive, o castelo construído no parque da Disney da Califórnia é extremamente parecido ao Neuschwanstein). E, apesar do frio, uma visita no inverno irá deixar qualquer um boquiaberto. Outra opção de castelo entre as dezenas pelo interior da Alemanha é o Castelo de Lichtenstein, localizado sobre um penhasco nas montanhas próximo a Honau em Baden-Württemberg. Esse, por sinal, remete bastante à Bela e a Fera (repare só na ponte que leva a entrada da construção) e foi concebido no Século XIX. Hoje ele tornou-se um museu com diversas peças da história medieval alemã. Para os amantes de aventura e natureza, as dicas são: caminhe até o topo da maior montanha do país, à montanha Zugspitze, com mais de 1900 metros de altura; tome um relaxante banho nas águas termais da Floresta Negra (nome que inspira diversas receitas por aí e está ilustrada na capa); e faça a Rota Alpina, um caminho que atravessa um trecho montanhoso no Sul do país e passa por diversas pequenas cidades cheias de tabernas.

Na certa, esses são só alguns dos pontos que demonstram que a Alemanha é rica e muito mais completa do que se pode imaginar. O fantasma do 7x1 pode até assombrar quem pensa em conhecer esse importante país europeu, mas a viagem é super indicada e ideal para diversos tipos de viajantes. Por isso, comece a planejar a sua visita para conhecer de perto essas e outras tantas regiões de interesse do país e não se esqueça de nos mandar uma resenha de como essa viagem te mudou para sempre.

 

Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo