Destino de Cinema: Paris

Destino de Cinema: Paris

Passar alguns dias em Paris é o sonho de qualquer viajante, afinal, poucas cidades são tão belas e singulares quanto a capital francesa. Os grandes pontos turísticos localizados na cidade luz arrancam suspiros de quem já esteve lá e de quem ainda vai visitar esse destino, e as belezas parisienses acabaram por ser tema recorrente na cultura pop. Não é à toa que grandes nomes da direção cinematográfica escolheram a cidade como pano de fundo de suas histórias ou aproveitaram as histórias de Paris para criar grandes filmes. No post de hoje, trago os pontos de interesse de Paris que saem dos roteiros mais convencionais e enchem os olhos dos amantes do cinema. Só vem e se delicie com o melhor da Paris cinematográfica:

Café des Deux Moulins
A trilha musical de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é a cara de Paris. Para ser sincero, assistir esse filme é quase como vivenciar o dia-a-dia da cidade e tomar um café na 2 Moulins logo pela manhã é uma experiência mais do que necessária para os fãs de Amélie. A cafeteria aparece em várias cenas no filme, já que é onde a protagonista trabalha e, apesar de receber visitantes de todas as partes do mundo, passar um momento por lá é algo bem tranquilo de conseguir. Conhecer o 2 Moulins tem que estar na lista de visitas dos cinéfilos de plantão para se sentir dentro do próprio filme e, de quebra, provar os deliciosos quitutes do cardápio.



Igreja Saint Sulpice
É óbvio que o Museu do Louvre vai estar em seu itinerário por diversos motivos além de ser um ponto de destaque no livro e no filme O Código da Vinci (Ron Howard, 2006). Agora, se for para seguir à risca os diversos lugares retratados nessa obra, você não pode deixar de fora a Igreja Saint Sulpice, onde o protagonista Robert Langdon (Tom Hanks) e o personagem Silas (Paul Bettany) buscam por pistas sobre o segredo do Priorado de Sião. Dá até para simular uma boa investigação visto a fiel retratação da igreja no filme e tirar várias fotos dessa é a segunda maior construção religiosa da cidade, atrás apenas da Catedral de Notre Dame, que já já vai ser comentada por aqui, também.

Museu Rodin
Woody Allen é muito conceituado na cena cinematográfica cult e um de seus filmes retrata a cidade parisiense de uma forma muito singela e agradável aos olhos. Trata-se de Meia Noite em Paris (2011) que, além de apresentar diversos lugares comuns aos visitantes como o Palácio de Versailles e a Ponte Alexander 3º, mostra um museu que não está no itinerário da maioria dos turistas: o Museu Rodin. A passagem é bem rápida durante o filme, quando o protagonista Gil (Owen Wilson) faz um tour guiado pelo local, mas exibe os belos jardins do museu e uma das mais icônicas obras do escultor Auguste Rodin (cujo museu foi dedicado): O Pensador. Se quer se sentir como Gil, apaixonado por Paris, o Museu Rodin precisa estar na sua lista de visitas.



Notre Dame
Ok, Notre Dame é um destino comum, mas sua visitação pode trazer emoções e nostalgia aos montes, principalmente para os apaixonados pelos filmes da Disney. O Corcunda de Notre Dame (Gary Trousdale, Kirk Wise, 1996) foi uma das animações mais aclamadas da década de 90 e suas cenas, que retratavam uma capital francesa do século Século XV, marcaram a imaginação de inúmeros jovens e adultos da época. A Catedral de Notre Dame, que já era um marco turístico da cidade, após a animação ter sido lançada, ganhou ainda mais destaque aos olhos dos visitantes que passaram a buscar o lar do corcunda protagonista no filme.

Moulin Rouge
O mais famoso cabaré do mundo ganhou diversas representações artísticas e, no cinema, foi retratado no clássico de 2001 com Nicole Kidman e dirigido por Baz Luhrmann. O filme retrata a efervescente Paris do final do Século XIX e as animadas atividades da casa de shows nessa época. Apesar de ter sido construído em 1889, o cabaré ainda funciona a todo vapor, com inúmeros espetáculos de dança e gastronomia requintada. O cabaré Moulin Rouge localiza-se na zona de Pigalle, próximo ao bairro boêmio Montmartre, e funciona quase todas as noites. Para reviver a marcante época da inauguração da casa, basta aproveitar um delicioso jantar e assistir os incríveis shows de dança.


Toda a beleza parisiense, reconforta seus visitantes desde os pontos turísticos mais conhecidos até nos simples passeios a pé pelas ruas de paralelepípedos à beira do Rio Sena. Por isso, amantes de cinema ou não, conhecer essa cidade deve estar nos planos de qualquer viajante.

 

Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo