Dicas para organizar suas fotos de viagem

Dicas para organizar suas fotos de viagem

Sabemos que muita gente teve os planos de viagem adiados em virtude do coronavírus. Mas que tal aproveitar a quarentena para reviver os momentos inesquecíveis de suas viagens e ainda organizar as fotos para ter tudo à mão quando precisar e evitar que algo se perca? Aqui vão algumas dicas que podem parecer trabalhosas, mas ao longo do processo você vai ver o quanto vale a pena deixar tudo organizado e descobrir quanta foto linda você tem e nem fazia ideia:

 

1 – Localize suas fotos

Dá um pouco de preguiça de encontrar todos os lugares onde há fotos, pois é comum o acúmulo de imagens em diferentes celulares, computadores, cartões de memória e HDs externos. Sem falar nas fotos que vão parar na nuvem. Tente reunir tudo em um mesmo lugar e só então comece a organizar. Juntando as fotos você terá ideia do tamanho do trabalho e será mais fácil decidir por onde começar.

2 – Delete as fotos ruins, duplicadas ou muito parecidas

Pratique o desapego, mesmo que seja uma sequência de fotos que você ama! Dê preferência para manter os arquivos de melhor qualidade.

 

3 – Favorite as suas fotos prediletas

Esse é um ótimo passatempo e uma maneira de revisitar todas as suas viagens. Cada celular tem uma maneira específica para dar like em algumas imagens e já separá-las em uma pasta de favoritos.

 

4– Desenvolva uma lógica para a criação de pastas e subpastas de cada viagem

Esse item é muito pessoal e vai depender da preferência de cada um. O importante é catalogar as fotos de maneira que você possa encontrá-las com facilidade no futuro, mantendo um padrão de organização.

 

5 – Renomeie os arquivos

Essa é para quem vai deixar tudo 100% organizado: renomeie todos os arquivos. Procure um padrão que também ajude na localização, assim você poderá buscar no seu computador uma foto específica. Vale, por exemplo, renomear uma sequência de fotos com o nome paris-dia1 ou paris-torre.

 

6 – Faça uma pasta apenas com as suas favoritas

Crie uma pasta (dentro da principal) para salvar apenas as fotos que você mais gostou e que são mais importantes. No caso de precisar fazer um álbum ou mesmo deletar alguns arquivos por falta de espaço, você já saberá o que não pode de jeito nenhum ser apagado.

 

7 – Guarde as suas fotos no tamanho original

Se você não tem onde fazer o backup de todas as fotos em tamanho original, guarde ao menos as suas favoritas sem reduzir o tamanho do arquivo. Com isso você garante que terá a oportunidade de imprimi-las no futuro com qualidade.

 

8 – Salve os arquivos mais importantes na nuvem ou faça um backup em um HD externo

Perder todas as fotos de viagens é aterrorizante. Para se prevenir, é bom ter um backup. Vale adquirir um HD externo ou guardar as fotos na nuvem, em provedores como o Google, iCloud, One Drive, Drop Box e outros.

 

9 – Monte um álbum online para compartilhar

Quem viajou com você vai adorar rever esses momentos, e um álbum online é a forma mais prática de enviar as fotos. Para montar um álbum online, vale usar o Google Photos e ou qualquer outro serviço de armazenamento na nuvem que permite compartilhamento.

 

10 – Faça um álbum de verdade

Se você faz a linha saudosista e adora ver um bom álbum de fotos, aproveite o tempo em casa para montar alguns álbuns das suas viagens prediletas. Você poderá imprimir as imagens e montar um álbum tradicional ou investir em um dos fotolivros disponíveis no mercado.

 

11 – Use as suas fotos de viagem na decoração de casa

Foto existe para ser vista. E a melhor maneira de fazer isso é colocar os seus momentos mais especiais em exposição. Aproveite seus registros de viagem para decorar a casa, é uma maneira de você estar sempre lembrando daquele momento especial e dar um toque mais moderno para o seu ambiente!

 

Fonte: Melhores Destinos