Dizendo “Kia Ora” à Nova Zelândia, por Carlos

Dizendo “Kia Ora” à Nova Zelândia, por Carlos

Conhecida como a capital mundial dos esportes radicais, a Nova Zelândia é um destino certo para quem gosta de natureza e cultura como eu: 30% do seu território é coberto por florestas naturais e em nenhum lugar você vai estar a mais de 128km do mar. E esses foram alguns dos fatores que me influenciaram a escolher passar um tempo por lá e conhecer de perto a terra do primeiro Bungee Jumping comercial do mundo, em Queenstown.


Outras qualidades me chamaram a atenção e contribuíram para a escolha do meu intercâmbio: é um dos países menos corruptos do mundo, sexto maior salário mínimo do planeta, tem um clima agradável com as estações do ano bem definidas e foi considerado um dos países mais seguros, só perdendo pra Austrália em qualidade de vida. Além de tudo isso, os neozelandeses se orgulham de estar livres da grande quantidade de poluição comum em outros países.

A Nova Zelândia é um país pequeno com cerca de 4 milhões de habitantes, porém com uma imensa diversidade de atividades para jovens querendo adrenalina ou em busca de aprimoramento da língua inglesa. O inglês da Nova Zelândia é baseado no sistema britânico e o país é uma excelente alternativa para quem quer estudar fora e fazer intercâmbio no exterior. Outra vantagem é que não há necessidade de visto de estudante para cursos com até 3 meses de duração. 

O país situa-se isolado dos demais continentes do mundo, o que permite que a sua fauna e flora sejam diferentes nas duas ilhas divididas pelo Estreito de Cook: Ilha Norte e Ilha Sul. Outro fator curioso é que a identidade nacional neozelandesa formou-se a partir de sua cultura indígena Maori (inclusive, "kia ora" é o "olá" dos nativos neozelandeses) e da mistura com diversos outros povos que migraram para a região que, desde sempre, foi pouco populosa. E cada uma dessas pessoas que se consideram cidadãos neozelandeses e formam a população do país toma para si o nome de um pássaro que só existe por aqui e tornou-se símbolo nacional: o Kiwi. 

Todos os Kiwis têm profundo respeito pela natureza, e um orgulho muito grande do país em que vivem e dos locais belíssimos que os cercam; por isso, governo e população lutam pela preservação do local onde vivem, seja seu próprio bairro, do país como um todo ou do bem estar da sociedade igualitária que possuem. Desde que não haja discriminação e se respeitem as leis e a natureza, qualquer visitante ou novo residente será bem-vindo e muito bem tratado.

O neozelandês é um povo hospitaleiro e amigável, que gosta de fazer churrasco e realizar esportes. Como a praia e a montanha estão próximos um do outro, existem esportes para todos os gostos, todos os níveis de coragem e bolsos. Você pode literalmente esquiar numa manhã e ir surfar pela tarde, tamanha é a proximidade dos opostos. Tenha certeza que um intercâmbio na Nova Zelândia será uma experiência incrível e cheia e emoção.

 

Por Carlos Ferro, Consultor de Viagem