Já ouviu falar de do Turismo Subaquático?!

Já ouviu falar de do Turismo Subaquático?!

Exclusivo e impressionante, os mergulhos em mares claros e visitas a embarcações e esculturas submersas são passeios para poucas pessoas, mais altamente recomendáveis para quem gosta de uma aventura e pode aproveitar de passeios luxuosos pelos 7 mares. Na verdade, mergulhar é só uma das incríveis e diversas opções que o turismo subaquático oferece aos turistas de luxo e, para nós, reles mortais, sobra aguardar o dia em que poderemos realizar esses sonhos.

O turismo subaquático é uma tendência entre os pomposos passeios realizados nos mares de lugares como o Caribe, em cruzeiros variados ou nos lindíssimos recifes de corais da costa de diversos países litorâneos. E as modalidades variam para atender dos mais corajosos e aventureiros até os que gostam de algo mais tranquilo e relaxante. De todas as experiências possíveis, destaquei algumas que, com toda certeza, encherão os olhos de vocês, leitores, assim como encheram os meus. Ao acabar esse post, o naufrágio de um navio pode até não parecer ser algo tão ruim e a vida marinha será a sua nova paixão.

Uma experiência de imersão na calma vida marinha é uma perfeita descrição para o Blue Eye, o espaço no fundo do navio Le Laperouse. O cruzeiro da empresa Ponant realiza diversos roteiros pelo costa europeia e outras regiões marítimas e irá estrear, nesse ano de 2018, seu lounge submerso. O espaço ficará no fundo da embarcação e tem o objetivo de proporcionar momentos de beleza e relaxamento aos viajantes. Já pensou em sentar em uma das diversas poltronas confortáveis e observar a vida submersa em enormes janelas com o plus de poder usar hydrophones ligados a microfones que captam todos os sons comuns ao ambiente marinho? Se isso não te tornar uma pessoa mais tranquila, não sei o que fará isso. Huhauhauha.

Agora, para mergulhar de fato no azul marítimo com toda a segurança e tranquilidade, o passeio indicado é o oferecido no cruzeiro Crystal Espirit, o Crystal Submarine U-Boat C Explorer 3. O submarino leva dois passageiros e um piloto para para uma profundidade de até 1 quilômetro, e foi construído especialmente para essas visitas turísticas e conta com uma cabina circular em vidro que permite a visão em quase 360º do ambiente submerso.


Imagino eu que a riqueza marinha brasileira não seja surpresa para ninguém. O belo litoral de nosso país conta com corais, recifes, naufrágios e todo tipo de animais tão belos e diferentes quanto na animação Procurando Nemo. Posso até citar a área de proteção ambiental de Maragogi, onde se encontram corais lindos para que qualquer um possa conhecer. De fato, as praias brasileiras são repletas de belas opções para mergulhar e aproveitar. Na verdade, a costa brasileira ainda conta com mais de 1800 naufrágios de todas as mais diversas épocas dos últimos 500 anos. Dentre esses está o “Titanic Brasileiro”, o navio Príncipe de Astúrias, que afundou em 1916 na costa da Ilhabela, em São Paulo. Os mergulhos satisfazem os turistas mais aventureiros ao nadarem com tartarugas e conhecerem de perto a história do enorme navio que encontrou seu fim ao colidir com rochedos nos arredores da ilha.

Outra atividade marinha bem pertinho de casa é o mergulho ao naufrágio do navio inglês Bellucia, na costa de Guarapari, aqui no ES. O navio a vapor transportava café do Sul do Brasil e chocou-se com uma pequena ilha rochosa e afundou, tornando-se, após vários, anos, um santuário da vida marinha e local perfeito para uma primeira experiência de mergulho em mar aberto. Interagir com os animais, nadar e se divertir pelos destroços da embarcação torna-se simples como nadar em uma piscina de bolinhas. Confira:
 


A engenhosidade humana vai muito além de promover experiências de observação das ações da natureza sobre o mundo em que vivemos. Se já não bastavam as diversas e belas criações que a ela proporciona aos entusiastas do turismo marinho, alguns artistas e empresas criaram museus submersos com esculturas feitas pelo homem e acessíveis apenas pela prática do mergulho. A ideia de visitar estátuas de pessoas em baixo da água pode até parecer bizarra, mas ganhou diversos adeptos e os museus se multiplicaram, ganhando visitas em lugares como as ilhas espanholas de Lanzarote, na ensolarada região turística mexicana de Cancún e na ilha caribenha de Granada.

O mar é diverso e lindo e tenho certeza que esses passeios são capazes de mostrar uma parte de toda essa beleza que irá inspirar qualquer um. Cabe a mim esperar pelo dia em que realizarei todas essas atividades marítimas e sentir de perto a doçura dessa imensidão azul. Se você também sonha em presenciar alguma dessas experiências ou já passou por isso, me conta nos comentários. Quem sabe, um dia, nos encontramos em um mergulho no fundo do mar cercado de um imenso cardume de peixes?

Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo