turismo de experiência

O turismo e suas experiências

O que chamamos de Turismo de Experiência é uma das formas de viajar que mais cresce no mundo. Voltado principalmente para um público – mas não só nele – que já visitou os mais famosos cartões-postais ao redor do mundo, este tipo de pacote turístico foca em quem quer roteiros que proporcionam ao viajante mergulhar na cultura dos locais visitados. Essa é uma nova tendência que vai além dos destinos tradicionais e não tem pontos de visita obrigatórios nem lojas de lembranças padronizadas. O objetivo é fazer o viajante vivenciar e aprender coisas novas. A experiência faz com que a pessoa sinta-se transformada.

As opções são muitas e é possível viver experiências em qualquer lugar do mundo. São programas como voar de balão na Capadócia, praticar tirolesa na Cordilheira dos Andes, mergulhar com tubarões na África do Sul e até mesmo aprender a típica culinária italiana na Toscana ou fazer enoturismo nas Serras Gaúchas.

O turismo educacional também proporciona a experiência de se acomodar em casa de família local e vivenciar a cultura praticando o idioma em destinos tradicionais como Liverpool, berço do rock para os beatlemaníacos. Normalmente o turista que opta por este tipo de turismo fica em média 30 dias na cidade escolhida, retornando com algo bem além das fotos na bagagem.

A grande verdade é que ‘experiência’ é algo muito pessoal. Há que concorde que é muito mais fácil ser transformado por uma visita a uma tribo indígena na Amazônia do que posando para ‘selfies’ em Paris ou fazendo compras nos grandes centros comerciais na Flórida.

Mas cada um sabe com o que vai se emocionar, o importante é ficar atento, pois qualquer viagem oferece grandes chances de aprender, de ser modificados por uma experiência única. Afinal, essa é a essência do turismo de lazer.

Esse tipo de pacote turístico costuma ter roteiros diferenciados ou até mesmo inéditos. As pessoas não vão apenas viajar, é uma experiência que as enriquece culturalmente.

Por fim, como a oferta foge dos pacotes convencionais, é preciso que a agência de turismo, assim como os viajantes, estejam abertos às novas formas de experiências. Isso tudo sem deixar de oferecer os pré-requisitos básicos do setor: informações precisas, segurança, atendimento de qualidade e boa hospedagem.

Por Sérvulo Clermont, Diretor DNA Turismo.

Abaixo, um vídeo produzido por Sérvulo que traduz algumas experiências vividas em diversos lugares do mundo.