Trabalho voluntário no exterior

Trabalho voluntário no exterior

O modelo de intercâmbio se reinventou e não está mais relacionado apenas às viagens de ‘High School’, voltado totalmente para os adolescentes do ensino médio ou cursos de férias para jovens universitários. Hoje existem programas adequados a diversos estilos, perfis e faixas etárias. Não importa mais o momento de vida que a pessoa está passando, sempre terá um plano de intercâmbio que se encaixe com o seu perfil.

Para quem está pensando em tornar o sonho de viver uma experiência fora do Brasil em realidade, existem experiências alternativas que combinam o turismo e o aprendizado de línguas, culinária, arte, música e até trabalho voluntário em projetos sociais. São possibilidades de experiências únicas. Acredite, as suas melhores lembranças de viagem podem vir dos lugares mais inusitados que você jamais imaginou visitar. Com o Turismo de Voluntariado é possível conhecer e conviver de perto com outras culturas mundo afora e participar ativamente de projetos sociais. É um doar no qual se recebe muito também.

Entre as inúmeras atividades disponíveis, é possível participar de programas de trabalho voluntário com crianças e adolescentes, idosos, mulheres, animais e também envolver-se projetos ambientais. Tem para todos os gostos, objetivos e perfis. Os destinos podem ser os mais variados ao redor do globo terrestre e incluem lugares incríveis como África do Sul, Seychelles, Costa Rica, Índia, Thailandia, Nepal, Sri Lanka, Vietnã, Argentina e Guatemala.

A melhor parte disso é que unir turismo a causas sociais não é, atualmente, oportunidade para poucos. Hoje, no Brasil, há uma série de organizações que levam pessoas a países remotos do mundo para fazer trabalho social de forma segura e com total estrutura.  A duração dos pacotes varia, em média, de uma semana a um ano, e os empregos disponíveis são variados. Mas é importante entender que a única moeda de troca existente é o bem que se faz, para os dois lados.

Para participar dos programas de voluntariado, os interessados devem ter pelo menos disposição para trabalhar em lugares com pouca (ou nenhuma) infraestrutura, inglês intermediário e idade mínima de 18 anos. Espírito de aventura, é lógico, também não pode faltar.