Os 3 destinos naturais imperdíveis do Centro-Oeste

Os 3 destinos naturais imperdíveis no Centro-Oeste

O Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil em termos de extensão territorial. Localizada na fronteira com o Paraguai e Bolívia, é a única região brasileira que não é banhada pelo mar, porém não por isso deixa a desejar em belezas naturais. Neste post vamos falar especificamente de três destinos, um em cada estado da região, que têm toda exuberância da natureza cerrana e pantaneira e são ótimas escolhas para quem ama cachoeiras e trilhas.


 

1 – Chapada dos Veadeiros, Goiás 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e 40 anos depois declarado como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Lá dentro há toda variedade vegetal típica do Cerrado, além de nascentes e cursos d’agua e rochas com mais de 1 bilhão de anos. Naquela região, o garimpo foi durante muito tempo uma atividade muito forte e as algumas destas áreas continuam preservadas no local.

Lá é possível tomar banho de cachoeira e fazer caminhadas pelas antigas rotas usadas pelos garimpeiros. Algumas das trilhas são a Travessia das Sete Quedas e a Trilha da Seriema. Cada passeio varia em dificuldade e duração, então é bom pesquisar bem antes de encarar uma caminhada. No site do Parque estão todas as descrições das trilhas com suas respectivas extensões, durações e nível de dificuldade. A entrada é gratuita.

 

2 – Chapada dos Guimarães, Mato Grosso 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É na Chapada dos Guimarães que está parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, que protege as cabeceiras do rio Cuiabá. É esse curso de água um dos principais formadores da parte mato-grossense do Pantanal. O Parque Nacional se estende por Chapada dos Guimarães e pela capital mato-grossense, Cuiabá. A Rodovia Emanuel Pinheiro MT 251 transpassa parte do Parque.

A entrada para o Parque é gratuita, porém, dependendo da trilha, é necessário estar acompanhado de um condutor autorizado.

Entre os passeios que não precisam de acompanhamento de guia está o mirante da Cachoeira Véu de Noiva. A trilha do estacionamento ao mirante é de aproximadamente 550 metros – porém, esteja preparado para o calor, pois o trajeto é campo aberto e não tem uma sombra sequer.

A cachoeira tem 86 metros de altura e é formada pelas águas do Córrego Coxipozinho. É comum encontrar araras vermelhas voando por lá, uma vez que é no paredão de arenito que elas fazem seus ninhos.

 

3 – Bonito, Mato Grosso do Sul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bonito é um local que faz jus ao nome – o município é cartão postal de Mato Grosso do Sul e principal município turístico da Serra da Bodoquena. Lá é possível tomar banho de rio no Balneário Municipal, além de descer a Gruta do Lago Azul e ver as formações rochosas formadas com o passar do tempo. Há também inúmeros passeios para quem gosta mais de aventuras, como mergulhar no Abismo de Anhumas. A caverna tem 72 metros de profundidade e só um jeito de entrar e sair – por rapel. Lá em baixo é possível tomar banho na água de temperatura média de 18ºC. A largura do lago é do tamanho de um campo de futebol.

Quer conhecer algumas destas belezas naturais do Centro-Oeste? Entre em contato conosco e nossos agentes de viagem do departamento de lazer estarão prontos para planejar sua viagem!