Aquela saudade da Alemanha, por Bárbara

Aquela saudade da Alemanha, por Bárbara

A Alemanha é conhecida pelos cenários nevados da Baviera, dignos de filmes de Natal. Mas é óbvio esse país tem ainda muito mais a oferecer e, no meu caso, muita coisa que simplesmente faz bater aquela saudade de casa. Na cidade de Hamburgo, na Alemanha, foi onde vivi parte da minha infância e adolescência e aqui estão algumas coisas que me dão muita saudade do país do Kinder Ovo.


1 – Língua alemã
Só a língua em si é uma atração na Alemanha. Todo mundo já ouviu alguma vez na vida aquele idioma que soa como se todo mundo estivesse com muita raiva e falando muitos palavrões. Mas eu prometo que quando você escuta literalmente tudo ao seu redor falando escarrado daquele jeito, o alemão soa menos assustador e é até bem divertido de ouvir. 

Sinto também saudade de articular minhas ideias com a ajuda de recursos que só existem no alemão. Uma maravilha da língua alemã é que você pode simplesmente criar novas palavras por emendar várias outras no final. Isso resulta em monstros imensos de umas 34 letras, como por exemplo Donau-Dampfschifffahrtsgesellschaft (traduzido: Empresa de viagens de navios a vapor no rio Donau).

2 – Chocolate alemão
O chocolate alemão não é tão doce quanto o brasileiro, mas também não é totalmente amargo. Algumas das marcas como Kinder ou Milka até existem aqui no Brasil. Mas o meu favorito dos chocolates alemães é um chamado Toffifee - esse provavelmente é o chocolate mais calórico que existe nessa face da terra. Ele tem uma borda de caramelo que gruda no céu da boca, com recheio de torrone e chocolate. Quando você morde, tem uma avelã lá dentro escondida.

3 – Cerveja alemã
Não tem como não sentir falta da cerveja na Alemanha. Você simplesmente não sabe o que é cerveja antes de provar cerveja alemã. A Alemanha tem aproximadamente 1,4 mil cervejarias, então eles sabem muito bem do assunto. E não é raro encontrar até mesmo sabores de cerveja com refrigerante. Não tentem imitar isso com guaraná, fanta ou coca-cola, porque eu tentei e ficou horrível. Na minha opinião, o mais tolerável é cerveja com Sprite.


4 – Transporte público alemão
O transporte público alemão é praticamente uma personificação de uma planilha de Excel. Tudo é cronometrado ao último segundo em horários que às vezes soam impossíveis de serem alcançados - os atrasos são bem constantes, na verdade, principalmente nas cidades maiores com trânsito mais intenso. Só que isso não significa que eles fingem que não estão atrasados. Quando um ônibus, trem ou balsa atrasa, há na maioria dos pontos um quadro que também indica quantos minutos a mais o transporte vai demorar para chegar. E se no quadro está dizendo que vai chegar daqui dois minutos, das duas uma: ou ele chega em exatamente dois minutos; ou o quadro vai atualizar com um novo horário.



5 – O sentimento de pertencer
Ser filho de imigrante envolve esse sentimento de acabar se sentindo estrangeiro no próprio país em algum momento. Para mim, o que eu mais sinto saudade na Alemanha é essa sensação de que eu me encaixo, uma vez que compartilho do mesmo estilo de vida que a maioria das pessoas da minha idade de lá. As minhas lembranças de escola ou do que eu fazia no meu tempo livre, durante sete anos, aconteceram todas lá. Vou ser para sempre alemã demais para ser brasileira e brasileira demais para ser alemã.


A Alemanha deixa mesmo um sentimento bom na gente e essa não foi a primeira e nem a última vez em que ela aparecerá por aqui. Por isso, confira outro post sobre esse lugar lindo clicando aqui.


Por Bárbara Cavalcanti, Recepcionista da DNA Turismo