As tendências de destinos para 2018

As tendências de destinos para 2018

2017 está chegando ao fim e mais um ano de experiências incríveis se passou para os viajantes de todo o mundo. E se as oportunidades de conhecer lugares novos ainda neste ano diminuem a cada dia, ficamos cada vez mais perto de novos tempos, cheios de possibilidades de presenciar destinos nunca antes descobertos por nós. Com isso em mente, foi realiza uma pesquisa divulgada em matéria do Panrotas que levou em consideração os destinos mais procurados e os anseios de possíveis viajantes para identificar quais serão as tendências de viagem para 2018, bem como os lugares que estão com crescente busca, seja para destinos nacionais ou internacionais. Então, leia esse post e já comece a fazer seus planos para conhecer os lugares que ganham cada vez mais destaque no gosto dos viajantes.

Do saldo final da pesquisa, destaco que os destinos que oferecem experiências de aventura ou em convívio com a natureza estarão cada vez mais em alta, tanto para o Brasil quanto para roteiros internacionais. Essa tendência vem de anos anteriores e destinos como Patagônia e Chapada Diamantina continuarão a ser cada vez mais buscados pelos viajantes. Já regiões históricas tomaram a segunda posição na pesquisa, levando em consideração lugares como Portugal. Por fim entra a Rússia, principalmente pelo evento da Copa do Mundo de futebol que alavancou as buscas por suas cidades.

                Destinos Internacionais
Que a Europa possui belezas mal exploradas, já sabemos, mas o que vem se provando é que essas belezas passam a estar na ponta do lápis dos viajantes que querem desvendar o desconhecido. É o caso da Islândia, que prevê um aumento de, mais ou menos, 40% dos seus visitantes. Não é para menos, o país é um catálogo de imagens naturais lindas, possuindo em seu acervo vulcões, gêisers, águas termais, geleiras, neve e diversas cavernas icónicas como as que foram cenário para Game Of Thrones, já citadas por aqui. Se a pesquisa indica que destinos que estão em parceria com a natureza estão em alta, a Islândia é o suprassumo dessa informação.



Os destinos históricos dessa parte da pesquisa são preenchidos por lugares como Portugal, que também tem expectativa de crescimento de visitantes para 2018 devido às suas diversas (e lindas) cidades e vasta história, assim como Andaluzia, uma região bem charmosa da Espanha, cheia de castelos e fortalezas. Ambas estão como grande foco no turismo na busca de aumentar os visitantes da região e gerar renda. A dica é visitar Portugal e Andaluzia, pois eles querem você lá e vão te tratar muito bem para que volte e traga mais gente contigo.

Outros destinos que ganharam destaque por serem cada vez mais procurados são Malta, Rússia, África do Sul, Deserto do Atacama e Patagônia (ambos na América do Sul).

                Destinos Nacionais
Os viajantes brasileiros sonham em conhecer o exterior, mas não deixam de lado as belezas nacionais. É o caso de Foz do Iguaçu e Lençóis, na entrada da Chapada Diamantina. São destinos que contam com grande reforço de atrativos naturais como as Cataratas do Iguaçu que, apesar de serem a maior queda d’água do mundo, tiveram seu turismo incrementado nos últimos anos por atualizarem sua infraestrutura para turistas. Lençóis, por sua vez, é uma região mais difícil de se alcançar por estar no extremo interior da Bahia, mas, uma vez em seu território, o viajante tem à disposição riquezas naturais únicas como as grutas e lagos/poços de água cristalina submersos nas cavernas do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Já o santuário natural do Parnaíba, no Piauí, fecha a lista de regiões nacionais com crescimento de visitas para 2018, principalmente por contar com uma área protegida onde o Rio Parnaíba deságua no mar e forma um bioma rico e belíssimo, perfeito para ser explorado e divulgado em selfies.
 


Tenho certeza que, mesmo sem termos participado dessa pesquisa, nossa vontade de passar alguns dias nesses lugares ganhou mais força. Então cabe a nós só o planejamento para conhecermos esses locais que vêm sendo cada vez mais buscados pelas suas belezas e riquezas. Quem sabe não nos vemos por lá ao longo de 2018.

 

Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo