Como chamar as cidades que você vai visitar

Como chamar as cidades que você vai visitar

Você já conhece o nome dos mais diversos destinos que planeja conhecer ou já conheceu mundo afora, certo? Fazer uma listinha e ir dando o check em palavras conhecidas pelos turistas de todos os continentes é algo bem comum para os aficionados em viagem, pelos exploradores desse desconhecido mundão. Mas, tão bom quanto visitar os lugares sonhados, é conhecer os detalhes deles e guardar consigo informações sobre sua história e geografia, ou apenas conhecer curiosidades bobas, mas enriquecedoras, da cidade escolhida para viajar. Por isso, trago nesse post alguns dos apelidos de destinos muito visitados pelos viajantes, ideal para quem quer se familiarizar com os lugares que pretende ir e para poder se mostrar ainda mais entendido para os amigos e familiares quando vierem perguntar “E ai, como foi a viagem? Foi pra onde mesmo?”.

Começando por aqui pertinho, algumas cidades brasileiras possuem apelidos diferentes e curiosos. Saindo um pouco de roteiros famosos como a Cidade Maravilhosa, apelido para o Rio de Janeiro, Curitiba foi carinhosamente apelidada pelos seus moradores de Churitiba e Cidade da Neblina devido ao clima nublado, as chuvas e os nevoeiros constantes da capital do Paraná, como comprovado pelos relatos do Inmet (quase uma Londres brasileira, rs). Recife, em Pernambuco, por sua vez, é conhecida pelos seus moradores e turistas como a Veneza Brasileira devido às regiões antigas de arquitetura clássica e aos diversos rios que transcorrem a cidade e possibilitam o transporte fluvial.

O Caribe Fluminense, ou a cidade de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, é quase minha vizinha e conta com um mar de águas claras perfeito para mergulhadores e amantes do litoral. E para fechar, cito a minha calorosa Vitória, no Espírito Santo, chamada por alguns de Cidade Presépio devido às suas cintilantes luzes dos morros e prédios da ilha. Vista à noite por quem chega de avião, faz um passeio de barco pelo mar ou atravessa a 3ª Ponte, dá pra comparar as luzes a um lindo presépio natalino. Os apelidos provocam a curiosidade para conhecer essas cidades, não?


É impossível citar as cidades mundiais mais famosas sem remeter aos seus apelidos comuns e conhecidos nos 4 cantos do globo. Um dos maiores exemplos disso é New York City, ou The Big Apple para os íntimos (e para os nem tão íntimos também). A cidade começou a ser chamada assim entre a década de 20 e 30 devido à cultura de corrida de cavalos que ocorria na região e, posteriormente, aos músicos de Jazz que se apresentavam nos bares, boates e casas de show. Outro exemplo que não poderia ficar de fora encontra-se na Europa e é conhecido em todo o mundo como a Cidade Luz. E, apesar de Paris ser uma cidade ultra iluminada e repleta de monumentos reluzentes, a capital francesa ganhou esse apelido séculos atrás por atrair artistas e intelectuais das mais diversas vertentes para viverem por lá, sendo comparada, por vezes, a uma lâmpada que atrai os insetos para si.

Outros destinos variados também conquistaram seus apelidos por qualidades únicas em relação as demais cidades do resto do mundo e, com certeza, vão cativar seus visitantes com suas peculiaridades. A Cidade do Fim do Mundo é um exemplo disso, pois, apesar de Ushuaia (Argentina) assustar um pouco com seu apelido, encanta os viajantes que buscam uma geografia que não se encontra em outro lugar. O apelido surgiu dos colonizadores espanhóis, que a chamavam assim por estar no ponto mais distante e longínquo do continente, ao extremo Sul da América, e quem já esteve por lá utiliza esse nome com muito carinho.

Já pensou em um lugar onde existam mais flores do que pessoas? Em Camrose é bem assim, afinal, a cidade canadense ganhou o apelido de Cidade das Rosas por possuir muito, mas MUITO mais rosas do que os seus 15 mil habitantes. A região de pradaria do país, onde a cidade está localizada, e o clima temperado friozinho fazem com que a região seja cercada das belas e cheirosas flores, nomeando a cidade e a tornando um ponto de interesse para turistas que gostam de observar a magia da natureza.

Essas são só algumas cidades características icônicas que ganharam destaque para seus visitantes e habitantes ao ponto de receberem apelidos carinhosos para serem lembradas por muito tempo. Muitas ficaram de fora desse post, mas numa próxima oportunidade posso trazer ainda mais apelidos e destinos diferentes e incríveis. Se souber de mais algum, comente aqui embaixo e diga o que tem de mais incrível nesse destino para ganhar esse apelido. Nos vemos daqui a alguns dias num próximo post.

 

Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo