Destino de Cinema: Nova York

Destino de Cinema: Nova York

Não é a primeira vez e, provavelmente, não será a última em que a capital do mundo será tema por aqui. Nova York é uma das cidades mais movimentadas do mundo e isso, com toda certeza, atrai os olhares de várias pessoas, em especial dos amantes do cinema. É na Big Apple que ganharam fama diversos produtores e diretores dos maiores clássicos e superproduções da 7ª arte. Indo de grandes pontos turísticos que inspiraram algumas cenas icônicas há bastante tempo. Para se sentir dentro dos seus filmes favoritos, basta escolher o local que quer visitar e, por isso, separei alguns pontos que apareceram em filmes clássicos ou adorados por diversas pessoas para você planejar o seu roteiro cinematográfico por NY.

O apelido de capital do mundo não foi designado a essa cidade à toa e, por lá, se encontram diversos redutos dos mais variados povos que migraram para lá. É o caso da Little Italy, reduto dos descendentes de italianos que partiram para os Estados Unidos no início do século 20. O bairro serviu de cenário para várias cenas externas de um dos maiores clássicos do cinema, O Poderoso Chefão (Copolla, 1972). Andar pelas ruas estreitas do bairro onde Vitto Corleone sofre uma tentativa de assassinato, por exemplo, é como se sentir em um verdadeiro filme de máfia (porém, sem perigo algum). Quem for conhecer a região ainda poderá saborear algumas das pizzas e massas mais gostosas da cidade (#ficaadica).

Seguindo a linha do bom e velho black&white, Bonequinha de Luxo (Blake Edwards, 1961) e King Kong (Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, 1933) também ganharam destaque por estarem ambientados na cidade norte-americana. O primeiro trouxe umas das aberturas mais importantes do cinema clássico, em frente à loja Tiffany’s, na 5ª Avenida. Já o segundo ficou imortalizado principalmente pela cena em que o primata gigante está em cima do Empire State Building, o que já foi reproduzido diversas outras vezes em remakes.

 

Partindo para os blockbuster mais modernos, Ghostbusters (Ivan Reitman, 1984) não foi muito popular quando lançado, mas logo tornou-se um perfeito exemplo de sucesso na cultura pop. Além de ser ambientando em NY, essa obra de entretenimento contou com um local bem peculiar para a sede de operações da equipe de caçadores de fantasmas: o quartel do corpo de bombeiros no bairro Tribeca, na Lower Manhattan. O prédio ficou famoso após o filme e aceita visitas guiadas para que os turistas se sintam como verdadeiros caça-fantasmas (quem sabe você não acaba capturando um fantasma de marshmallow gigante?!). O primeiro filme da franquia também passa por diversos outros pontos da cidade como o Empire State Building e o Museu de Nova York, ótimos pontos para uma visita.

 

Quem gosta de filmes fofinhos e românticos, com certeza já assistiu ABC do Amor (Mark Levin e Jennifer Flackett, 2005). O filme desbrava as aventuras do primeiro e inocente amor entre duas crianças e as ruas da região de Upper West Side são exploradas a todo momento. Inclusive é por lá que se encontra um dos menores parques do mundo e cenário para vários momentos dessa obra: Septuagesimo Uno Park. O parque é menor que uma quadra nova-iorquina, porém seu tamanho é inversamente proporcional às belezas de seu jardim, perfeito para um passeio rápido e alguns momentos relaxando. A comédia romântica De Repente 30 (Gary Winick, 2004) também transita pelas ruas da Big Apple e uma das cenas mais importantes do filme foi gravada no Parque Municipal de Dumbo, no Brooklyn (para ser mais exato, foi entre as pontes do Brooklyn e de Manhattan que Jenna se declara para Matt).


A Marvel Studios criou a maior série cinematográfica já feita, tendo em seu MCU (Marvel Cinematography Universe) um conjunto de 18 filmes lançados até o momento de publicação dessa postagem. Em muitos desses filmes, NYC serviu de plano de fundo para os grandes acontecimentos. O Central-Park e a Grand Central Station, por exemplo, estão presentes nas cenas de Os Vingadores (Joss Whedon, 2012) e o prédio sede da equipe baseia-se nos diversos edifícios de arquitetura moderna do centro de Manhattan. Por falar em filmes sobre super-humanos, diversos outros exploraram grandes pontos de interesse da capital como em Homem-Aranha (Sam Raimi, 2002) onde Peter Park escuta a frase emblemática “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” em frente à New York Public Library e, mais ao Norte, na região de Westchester, onde foi recriada a mansão dos X-men. E se você quer ficar por dentro de mais pontos de interesse para turistas nerds, explore esse mapa que aponta locais presentes em filmes e outras mídias  como quadrinhos e animações.


 

New York é uma das cidades mais importantes do mundo e ela aparece e aparecerá em muitos outros filmes. É possível visitar algumas das locações e se sentir como um personagem em nossas obras favoritas desses produtos da cultura pop. Da aventura ao romance, andar pelas ruas de NYC é passear por uma locadora de memórias cinematográficas das mais diversas. Por isso, planeje sua viagem para tirar fotos e gravar muitos vídeos temáticos.

Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo