Diferente e impressionante: Zhangjiajie

Diferente e impressionante: Zhangjiajie

Assim como o Brasil, a China é um país enorme e com uma diversidade riquíssima de regiões, animais, plantas e pessoas animadas. De montanhas nevadas altíssimas até florestas tropicais, o país abriga lugares únicos que servem de cenário para as mais diversas lendas chinesas que envolvem dragões, princesas, guerras e muita sabedoria. E se os mais de 9 milhões e meio de quilômetros quadrados do país já deixam qualquer visitante boquiaberto, alguns pontos se destacam por apresentarem uma verdadeira obra prima dos anos de trabalho da mãe natureza.

Um ótimo exemplo disso encontra-se na região central do país e, de tão bela, tornou-se cenário do filme de maior bilheteria da história da sétima arte: Avatar, de 2009. O Zhangjiajie National Forest Park é uma região de mata e formações geológicas incríveis, contando com grandes colunas/pilares de quartzo-arenito esculpidas através dos milênios, cachoeiras esfumaçantes, lagos de águas claras e animais selvagens fofos como macacos e pandas. Os pilares já foram cotados para tornarem-se uma das 7 Maravilhas da Natureza e suas paisagens inspiraram James Cameron na construção de todo um universo extraterrestre fantástico para seu sucesso de 2009. As formações são tão únicas que realmente aparentam ser de um planeta totalmente diferente do nosso e, em conjunto com os efeitos especiais do estúdio Fox, apresentaram um cenário indescritível nas telonas.
 



A super produção de Cameron não foi a única aparição dessa região nas produções audiovisuais. A animação “Avatar: A Lenda de Aang” teve sua conclusão em uma região claramente inspirada no parque chinês, até porque, o evento ocorreu em um país inspirado na própria China. Além de animações, a região está presente em inúmeras lendas folclóricas e é recorrente nas mais diversas pinturas chinesas feitas através dos séculos. É interessante, inclusive, perceber como a região foi vista pelos chineses ao longo dos períodos em que o país esteve fechado ao mundo e como eles se inspiraram para desenvolver diversas criações artísticas que remetam aos pilares rochosos.

Os visitantes do parque não se contentarão em apenas observar a magnífica paisagem. O local oferece diversos passeios que permitem experimentar a natureza exótica e extrema nas alturas dos pilares rochosos ou nos vales repletos de biodiversidade. São passeios de meio ou dia inteiro com uma ótima estrutura para que os turistas possam transitar entre seus pontos de interesse sem preocupações e, quem sabe, aproveitar uma trilha pela mata ou um mergulho ao lado de enormes peixes. Para os mais aventureiros ou aqueles que buscam enfrentar o seu medo, a dica é testar as pontes de vidro que transitam entre os topos dos pilares e pegar um teleférico panorâmico que leva até os cumes rochosos (e o percurso é longo, pois esse é o maior teleférico do mundo).


 



É certo que a província chinesa de Hunan é um ponto de interesse turístico gigantesco para o país e chama atenção pela sua natureza singular. O parque de Zhangjiajie proporcionará alguns dos melhores momentos de sua viagem para o Oriente e a viagem de 14h de carro ou 2h e meia de avião valerá cada segundo.


Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo