Músicas para lembrar de Londres, por Bárbara

Músicas que lembram de Londres, por Bárbara

Foi em junho de 2009 que pisei pela primeira vez em Londres, na Inglaterra – e bom, foi a única vez também, pelo menos até agora. Eu tinha 16 anos e durante algumas semanas fiz intercâmbio na escola Hall School Wimbledon. Coincidentemente essa foi a mesma época do famoso torneio de tênis de Wimbledon, então Londres estava banhada no espírito esportivo. Eram banners, outdoors, cartazes e até metrôs adesivados com jogadores, raquetas ou bolas de tênis. No dia da final, a cidade inteira parou para assistir (em silêncio) o tenista Roger Federer ganhar o hexa.

Porém, não é de tênis que quero falar, mas de música. Especificamente de músicas que me lembram essa experiência na Inglaterra. Foram apenas algumas situações que efetivamente tiveram uma trilha sonora, mas desde então, todas as vezes que alguma dessas músicas toca na rádio, não tenho como não sentir saudade daquelas semanas de dez anos atrás na terra da rainha.  

1 – Boom Boom Pow - The Black Eyed Peas 

Essa música, junto com todo o álbum The E.N.D., tinha sido lançado naquele ano e era muito popular entre o nosso grupo de intercâmbio. Mas Boom Boom Pow foi a trilha sonora especialmente entre meu parceiro de intercâmbio, uma amiga dele e eu. (O parceiro de intercâmbio era um aluno da escola inglesa que me hospedou na casa dele no Reino Unido e, consequentemente, quem hospedei na minha casa, na Alemanha). Em vários momentos, nós fazíamos aquela brincadeira na qual cada um fala uma única palavra da música e o outro precisa completar até conseguirmos “cantar” a música inteira.  

Mais ou menos assim:  
Eu: I’ve 
Ele: Got 
Ela: That 
Eu: Boom 
Ele: Boom 
Ela: Pow 

Nós ensaiamos isso praticamente todos os dias da minha permanência naquela cidade, mas nunca aperfeiçoamos, porque é mais difícil do que parece. Mas agora, toda vez que escuto essa música tocar em algum lugar, essa é a primeira lembrança que surge.  

2 – Seaside - The Kooks

Houve um dia em que fizemos um passeio para Eastbourne, uma cidade no litoral sul. É uma cidadezinha fofíssima, com aqueles piers de madeira e gaivotas voando por tudo quanto é lugar. Comi pela primeira vez ali o famoso prato simbólico do Reino Unido, fish and chips, que é peixe e batata frita. Depois, fizemos uma trilha pelas colinas e em algum momento daquela caminhada, alguém começou a entoar Seaside, o que faz todo sentido, já que nós estávamos à beira-mar. Nosso grupo cantava essa música tantas vezes que, no churrasco de despedida, o pai de um dos ingleses colocou para tocar em uma caixa de som, mas nós ainda cantamos mais alto que o aparelho.  

3 – Literalmente qualquer música eletrônica  
Foi no centro de Londres que entrei pela primeira vez na loja Abercrombie&Fitch. Essa loja é uma famosa marca de roupas americana, mas também é conhecida por ter música eletrônica tocando em alto tom e modelos muito saradões dançando em algum canto da loja. A loja fica perto da estação do metrô Picadilly Circus, bem no coração do centro e dava para escutar a música desde a esquina. E é no mínimo engraçado ouvir aquela batida eletrônica saindo de um prédio histórico. Eu não lembro quais eram as músicas especificas que tocaram lá, há muitas playslista no Spotify ou no Youtube, na foram compiladas músicas no estilo da loja. Basta colocar “Abercrombie” na busca e ser feliz. 


Mas Londres é apenas um dos lugares sensacionais para aprender inglês. Aqui no Blog DNA temos um post com mais dicas de lugares para intercâmbio que marcarão as suas memórias. E se quiser ainda mais informações sobre o assunto, é só passar aqui na agência que nossas atendentes do STB estarão à disposição! 

 

Por Bárbara Cavalcanti, Recepcionista da DNA Turismo