Onde fazer intercâmbio?!

Onde fazer intercâmbio?!

Eu sei que fazer intercâmbio não é algo tão simples, realmente. É necessário muita preparação, estudo e controle emocional para poder embarcar em um avião para algumas semanas ou meses de imersão em uma cultura diferente da nossa. Mas, tão difícil quanto se preparar ou entrar de cabeça em um intercâmbio é escolher onde passar esse período de experiência, estudo e/ou trabalho no exterior. As opções são variadas e o ideal é escolher um destino em que você possa se adaptar bem, sendo ele uma região completamente diferente ou algo que não divirja tanto do seu dia-a-dia. Com isso em mente, trouxe alguns dos países mais procurados por novos intercambistas e os principais motivos para ganharem destaque entre esses viajantes.

Um dos destinos que mais vem ganhado destaque na Europa é a Irlanda, por diversos motivos. A ilha esmeralda atrai visitantes por ser um país com custo de vida muito mais acessível em comparação com outros países e capitais pelo resto do continente (sai bem mais em conta passar algumas semanas em Dublin do que em Londres ou Paris, por exemplo). Não só isso, a capital irlandesa oferece uma variedade de empregos como de garçonete ou vendedor para quem quer trabalhar, e, para quem pretende estudar por lá, ótimas instituições de ensino (e pode ter certeza que você consegue um lugar para morar bem pertinho dessas escolas e faculdades). E se a procura é por algo ainda mais em conta, outras cidades menores que a capital também oferecem todas essas qualidades, porém com preços ainda mais acessíveis. A Irlanda vem ganhado tanto destaque para quem quer estudar a língua inglesa que a STB abriu um escritório em Dublin para poder atender de perto quem está por lá e, se você se sentir um pouco perdido no início, terá vários outros brasileiros para te ajudar. De fato, a região oferece muitos atrativos para quem quer fazer um intercâmbio no velho continente e, estando por lá, ainda é possível visitar outros países do continente bem rapidinho e gastando pouco.
 

Se o assunto é intercâmbio pelo continente americano, é impossível não mencionar o Canadá. Afinal, além de contar com cidades para quem quer aprender inglês e francês, o dólar canadense é bem mais acessível que o dólar americano. Apesar de ser um país enorme, a população canadense é bem pequena e, por esse motivo, eles possuem ótimos incentivos para quem quer passar um tempo em solo canadense e os locais tratarão os viajantes e intercambistas com muita gentileza (como se já fossem de casa, rs). Para quem não quer passar frio, a dica é estudar inglês na cidade de Vancouver, pois a região em que ela se encontra recebe uma massa de ar quente vinda do Hawaii que deixa o clima bem mais ameno em relação ao resto do país. E para quem quer se arriscar um pouco mais na neve e aprender tanto o inglês quanto o francês, a opção é estudar em Montreal, do outro lado do país. De qualquer forma, ter um casaquinho bem confortável será necessário para passar um tempo ao Norte da América.

Mudando completamente de clima, uma outra opção muito procurada por quem quer passar um tempo no exterior é a ensolarada Austrália. Para quem gosta de praia e calor, esse país é uma das melhores opções na Oceania, e a maioria das principais cidades para intercâmbio são litorâneas e perfeitas para um mergulho ou surf nas ondas dos mares que rodeiam a ilha-continente australiano. E se, durante sua estadia por lá, você quiser experimentar algo diferente, o país possui uma série de passeios com mergulho pelo maior recife de corais do mundo, e diversas trips para conhecer o interior do continente (para conhecer as regiões de desertos e/ou animais que só existem na Austrália como o canguru e o diabo da tasmânia, já mencionado por aqui). E o mais incrível é que o estilo de vida australiano é bem relax e fácil de se adaptar, principalmente para os brasileiros e capixabas que gostam de aproveitar bem o dia. Por lá, as principais cidades para estudar a língua inglesa são Sydney, Melbourne e Brisbane.


A África não fica atrás no quesito de intercâmbio e estudos e a Cidade do Cabo é a principal referência para quem quer passar umas semanas na África do Sul, conhecer a rica cultura sul-africana e conferir as belezas naturais que o sul do continente oferece como a Table Mountain e a Boulders Beach (famosa praia dos pinguins). E o melhor é que os sul-africanos possuem um jeito muito parecido com o do brasileiro e, quem for pra lá, se sentirá em casa com toda a certeza. Outro atrativo do país é que o Rand, moeda local, tem um valor baixo em comparação com o Real, o que faz com que o dinheiro levado para o intercâmbio renda muito mais do que o esperado.

Um país por continente já é uma ótima forma de diminuir as variadas opções de intercâmbio e facilitar a sua escolha na hora de planejar o seu intercâmbio. Se ficou curioso por essas cidades, então entre em contato com a DNA para planejar o seu intercâmbio, afinal, apesar de todas as dificuldades iniciais de adaptação, essa é uma experiência única e recomendadíssima para qualquer um. Independente do destino, o seu intercâmbio será uma das melhores coisas que terá em sua vida.

Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo