Um lugar chamado Tasmânia

Um lugar chamado Tasmânia

Incentivar nossos leitores a explorar as excentricidades desse mundão já é algo comum neste Blog. Mas hoje indicarei um destino exótico e específico que, além de encantar com uma fauna e flora que não se encontram em nenhum outro lugar, possui aquele clima de cidade pequena que todo mundo curte: a Tasmânia.



Looney Tunes Taz GIFFalar dessa região australiana traz à memória da maioria das pessoas uma espécie de mamífero que só se encontra aqui e ficou popularizado pelo famoso desenho dos Looney Tunes, o diabo-da-tasmânia. O simpático bichinho ganhou esse nome pelos estranhos sons que produz e pela sua agressividade em combate. Por isso, se for visitar a região, admire-o de longe enquanto ele interage com os demais animais e plantas que só existem nessa ilha isolada do resto do globo pelo estreito marítimo de Bass.

Porém, a fauna e a flora não são os únicos motivos para pegar um barco e navegar os quase 240 km da cidade de Melbourne até o litoral da ilha/estado. A geografia local também impressiona os viajantes por possuir extremos em uma porção de terra bem pequena comparada às dimensões do país. Um grande exemplo disso está na diferença entra as costas da ilha, já que o lado Oeste está entre uma das regiões mais húmidas do mundo, enquanto a capital Hobart, na costa Leste, é uma das cidades mais secas da Austrália (estranho, não?). Além disso, o movimento geológico de milhares de anos fez a ilha se separar do resto do continente e também possibilitou a aparição de diversos montes, baias e penínsulas (algumas ainda contam com as mais belas praias). Por falar em penínsulas, casais do mundo inteiro buscam aproveitar da paradisíaca e romântica praia da Península de Freycinet (ou Baia de Wineglass): um magnífico lugar de areia branca e banhado por um mar de água turquesa (as fotos irão para o álbum do casal, com certeza).



No Nordeste da ilha encontra-se o maior campo de flores de lavanda do mundo, e a visita é obrigatória para quem for viajar para a Tasmânia na primavera/verão do hemisfério Sul. Quem estiver por lá poderá andar em meio a um mar de flores roxas que fará suas fotos no Instagram atingirem recordes de like (só não esqueça de me marcar pelos créditos da dica de viagem).

Já a capital do estado, além de bem seca, possui um ritmo que se encaixa em qualquer faixa etária e seus quase 200 mil habitantes fazem questão de transformar a estadia por lá em momentos bem acolhedores e simpáticos. O resumo disso está na organização e limpeza da cidade, que já ganhou o título de cidade com água e ar mais Food Network Canada GIFlimpos do mundo. Muitos restaurantes são especializados em frutos do mar e esse tipo de culinária, além de abundante, também é reconhecida como de alto nível (lagosta e salmão são os carros-chefes). Agora, se a sua praia é comida de rua, especiarias e artesanato, pode aproveitar o tradicional Mercado de Salamanca aos sábados. Quem sabe, você não acaba se arriscando em cozinhar com temperos frescos da própria região?!


Imagino eu que, só por esse relato, já tenha batido um desejo de conhecer essa ilha no Sul da Austrália, não? Pode ter certeza que eu não vejo a hora de ver bem de pertinho tudo isso. E opções de viagem para esse país não faltam, indo de passeios de lazer por alguns dias até um intercâmbio de semanas pelas cidades australianas. O jeito é se programar para essa trip e já ir imaginando as fotos que irá tirar nos diversos e belos lugares da Tasmânia. Nós vemos daqui a alguns dias.

Por Pedro Nunes, Assistente de Marketing da DNA Turismo